segunda-feira, 5 de setembro de 2011

Passeio em San Antonio

Faz algum tempo que estamos devendo postagens sobre o que andamos fazendo perdidos aqui em Austin.

Bom, o clima por aqui continua seco e quente ... já perdi as contas de quantos dias sem chuva, e já estamos na marca de 80 dias com temperaturas acima de 40C.

Teve inclusive o dia (28/Ago) que fizemos bronzeamento a jato ... foi assim: Estávamos indo ao mercado, fazia 44C, e soprou um vento .... pronto, tudo bronzeado a jato.

Bom, mas vamos para o que importa, o passeio que fizemos semana passada até San Antonio. Essa cidade Texana é a 7a mais populosa dos Estados Unidos e fica a umas 2 horas de Austin (14a mais populosa).

O passeio foi organizado pelo escritório internacional da UT, então é uma beleza, não precisamos nos preocupar com quase nada, a não ser levantar as 6h00 da matina e conseguir um ônibus para ir até a universidade de onde o ônibus turístico parte as 8h00.

Chegando em San Antonio fomos primeiro para o Instituto de Culturas do Texas. Trata-se de um museu contando a história dos imigrantes que vieram para o Texas e como cada cultura agregou seus costumes.

Entrada do Instituto
Foto dos bonitos
Milhos coloridos :D
Volta e meia uma vovózinha vai e trabalha mais um pouco
Presente que a Grasci ganhou da vovó ao fundo.
Detalhe que o fio foi tecido na hora.
Bom dia ô de casa !
Essa é uma amostra do que eles consideram
uma tipica casa Texana dos velhos tempos.
Achamos bem parecida com a casa dos avós no Brasil

Após essa visita de 2h30, fomos almoçar no El Mercado. Esse lugar é uma rua fechada, com restaurantes e lojas de artesanatos e coisas mexicanas. Primeiro fomos passear e conhecer o lugar rapidamente, e depois fomos saciar a fome (quase explodir de tanto comer).
Pátio do restaurante em que almoçamos.
Uma margarita (tequila + limão + segredo) antes do almoço
é muito bom para ficar pensando melhor.

Eita perdição.

Depois de arranhar um espanhol com o garçom, fizemos nosso pedido. Uma costelinha ao molho Chipotle (pimenta mexicana) de tamanho sugerido para duas pessoas ... sei.
Ai Jesus !

Para conseguir ter uma noção do tamanho da perdição.

Meu "cemitério" de costelas, e a água para ajudar a digestão.

Mas nosso passeio pelo El Mercado continuou mesmo depois dessa overdose de comida ... A quantidade de cores é fascinante.

Don Quixote e Cherry

Vista do calçadão do El Mercado

Bandeiras representando os mais diversos toques da cultura mexicana.

Final de almoço, lá fomos nós novamente para continuar o Tour. Agora partimos em direção ao Alamo.
A história conta que o Texas, que fazia parte do México, rasgou a constituição mexicana em 1824, a fim de criar a República Texana, e após diversas batalhas as forças do Texas expulsaram os mexicanos para o sul de San Antonio. Para defender a posição, o forte chamado Alamo tornou-se em ponto chave da resistência contra os mexicanos e espanhóis, onde 100 Texanos faziam a guarda.
Porém, em 23 de Fevereiro de 1836 a coisa entortou, 1.500 soldados mexicanos chegaram para tomar o forte, onde todos os homens de dentro do Alamo foram mortos.
Por isso, esse lugar é visto com muito respeito pelos visitantes e lembra toda a luta para a independência do Texas.
Para constar, após a batalha do Alamo, houve uma revanche conhecida como batalha de San Jacinto, que marcou o final da revolução. Por final, em 1845, os Estados Unidos anexaram o Texas, sendo o último estado a ser anexado.

Entrada do Alamo
Monumento para lembrar os soldados mortos defendendo o Alamo.
Se querem, venham pegar !

Até então, andando de ônibus, a cidade parece bem normal, não é muito organizada nas ruas próximas ao Alamo. Podemos ver vários prédios antigos, carros, casas, normal.
Porém, pela cidade passa o rio San Antonio, e é ai que fica a parte bacana. O rio fica no nível mais baixo que as ruas da cidade, então várias ruas tem escadas que descem até o nivel do rio.
Quando você desce as escadas, muitas vezes parece que você está indo para Atlântida, a cidade perdida... é surreal... parece uma cidade secreta.

Quando se chega no rio é sensacional. As margens são concretadas, assim as pessoas podem caminhar por toda extensão.
Ou pode-se aproveitar os mil barzinhos e restaurantes que tem dos dois lados do rio.

Como estávamos fritos de calor, resolvemos fazer um passeio de barco nesse rio.

O bacana é que no nível do rio, você também não vê os carros, as ruas, apenas os restaurantes, os bares, as arvores e os patos... sim a água é limpa !

Depois do passeio de barco, caminhamos mais um pouco e nosso final de tour terminou no Chili's, tomando Margaritas, comendo Brownie com Sorvete e dando risada do casal "bebim" que estava do nosso lado no balcão.
Após um quase acidente que misturou um "Ah meu deus a bebinha vai cair do banco" e "Ah meu deus a bebinha vai dar um beijo na Grasci enquanto fala" ... fomos para o ônibus, final de passeio...vivos, felizes e cansados.

Inicio da noite, já estávamos em Austin, na nossa rotina de ônibus e camelando até em casa.